Nossa História

Segundo nosso memorial, descobrimos que o Colégio São Francisco de Assis teve suas raízes lançadas desde março de 1926, com o nome de Escola Paroquial Nossa Senhora do Bom Parto e atendia crianças no antigo curso primário fundamental, sendo de propriedade da paróquia local, e dirigido pelas Irmãs Vicentinas.

A Escola Paroquial Nossa Senhora do Bom Parto funcionava num prédio da Paróquia, casarão antigo localizado à Rua Euclides Pacheco, 463, onde foi erguida uma nova construção para funcionar o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Bom Parto, ficando o prédio vazio por longos anos. Em 1938 a missão de continuar a obra educacional foi entregue às Irmãs da Terceira Ordem Seráfica de São Francisco, hoje conhecidas como Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, o que continua até hoje; as irmãs, aliadas a parcerias com leigos e leigas, profissionais da educação, vêm mostrando eficiência e dedicação a esse trabalho tão edificante.

Naquela época, as irmãs assumiram a escola contando com a colaboração no trabalho educacional da senhora Carmelita e duas professoras contratadas pelo padre Bernardo Plar, pároco da Igreja local, além de continuarem com mais uma professora que lecionava na escola desde que a mesma era dirigida pelas Irmãs Vicentinas. O grupo de pioneiras era composto pelos seguintes membros: Irmã Isabel Grässmann (primeira diretora), Irmã Maria Bernarda Keil, Irmã Maria Luiza e Irmã Maria Josefina.

Tatuapé... Zona rural???

Segundo relatos preciosos, quando as Irmãs Franciscanas chegaram ao bairro do Tatuapé, tudo era muito diferente do que é hoje. Constituído de chácaras e sítios, moravam aqui proprietários e arrendatários. Sem meio de transporte eficiente, o Tatuapé ficava muito longe do centro da cidade de São Paulo.

O ponto mais conhecido, utilizado como referência, era o cemitério da 4ª Parada. Havia muita pobreza na região e os alunos, filhos de arrendatários, pagavam apenas uma taxa simbólica e todo material escolar era oferecido pela escola, cujo prédio passou a pertencer à Congregação em 1946, adquirida por meio de doações e esmolas.

Em abril de 1947, a Escola Paroquial Nossa Senhora do Bom Parto passou a denominar-se Educandário São Francisco de Assis e, em março de 1954, perante várias autoridades e numerosa assistência, procedeu-se a bênção da pedra fundamental do novo edifício, destinado ao funcionamento dos cursos de pré-primário, primário e ginásio.

Em março de 1962, o Educandário São Francisco passou a funcionar também na Rua Euclides Pacheco, 478. Com a implantação do curso ginasial em 1966, o Educandário passou a chamar-se Ginásio São Francisco de Assis. Em fevereiro de 1972, foi autorizado o funcionamento do curso do segundo grau e a instituição passou a denominar-se Colégio São Francisco de Assis, nome que mantém até hoje.

Muitos foram os colaboradores, irmãs e leigos, que devem ser lembrados para sempre como benfeitores queridos... Aqui não citaremos nomes, por receio de esquecimento, mas com certeza, todos sabem de sua importância.

 


© 2019 - Colégio São Francisco de Assis - All Rigths Reserved. - by CLD Informática