O Circo ocupa um espaço de destaque dentro da cultura corporal de movimento, apresentando grande variedade de possibilidades, tanto de atividades motoras quanto cognitivas.

Constatou-se que as atividades desenvolvidas no circo podem motivar o aluno para a participação em outras aulas, a descobrir o que é novo, a trabalhar no seu ritmo, tendo a possibilidade de vivenciar diversos tipos de movimentação corporal. O aluno passa a ser mais solidário e aprende a conviver com os colegas, a viver em grupo, sendo exigido, mas ao mesmo tempo, valorizado pelos seus próprios gestos e atitudes.

foto circo Por tudo isso, a Equipe Educativa do Colégio São Francisco de Assis, aguarda a participação dos alunos nessas aulas.

Objetivo:



  • Proporcionar aos alunos um contato com a arte circense e suas práticas de forma lúdica e dinâmica
  • Trabalhar habilidades motoras básicas,como coordenação entre membros superiores e inferiores,equilibrios,giros,saltos,balanços e deslocamento;
  • Trabalhar a consciência corporal em diversos aparelhos(solo,tecido,lira, saltos no trampolim,pirâmides);
  • Desenvolver noções de tempo e espaço;
  • Estimular a concentração,a atenção,o raciocínio e confiança;
  • Estimular o companheirismo e o trabalho em grupo;
  • Possibilita aos alunos a superação de seus medos;
  • Estimular e trabalhar as capacidades físicas como sustentação corporal,a flexibilidade e resistência muscular.

O que é trabalhado em aula:



Acrobacias de solo: desenvolve elementos de força,paradas de mão,piruetas,rolamentos e saltos.Trabalham-se todos os grupos musculares,além de desenvolver ritmo,agilidade e concentração.
Pirâmides: os alunos são divididos em grupos formando inumeras figuras,utilizando-se da força do companheiro.Trabalha todos os grupos musculares,agilidade,equilibrio e postura.
Tecido: realiza-se sequências de movimentos com o corpo e o tecido.Trabalha todos os grupos musculares com ênfase nos braços,abdome e costas.Melhora a flexibilidade,agilidade,reflexo e concentração.
Lira: dentro de um circulo de alumínio é feito vários movimentos com o corpo formando figuras.Trabalha flexibilidade,força e concentração.