Nossa História

Nossa História

Construindo legados educacionais

De uma forma lúdica, promove uma alfabetização contextualizada através de eixos temáticos com construções de conceitos.

Para responder às necessidades das crianças, nossos materiais são criados para estimular a investigação, a descoberta, a experimentação e o prazer em aprender.

A Escola Paroquial Nossa Senhora do Bom Parto funcionava num prédio da Paróquia, casarão antigo localizado à Rua Euclides Pacheco, 463, onde foi erguida uma nova construção para funcionar o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Bom Parto, ficando o prédio vazio por longos anos. Em 1938 a missão de continuar a obra educacional foi entregue às Irmãs da Terceira Ordem Seráfica de São Francisco, hoje conhecidas como Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, o que continua até hoje; as irmãs, aliadas a parcerias com leigos e leigas, profissionais da educação, vêm mostrando eficiência e dedicação a esse trabalho tão edificante.

Naquela época, as irmãs assumiram a escola contando com a colaboração no trabalho educacional da senhora Carmelita e duas professoras contratadas pelo padre Bernardo Plar, pároco da Igreja local, além de continuarem com mais uma professora que lecionava na escola desde que a mesma era dirigida pelas Irmãs Vicentinas. O grupo de pioneiras era composto pelos seguintes membros: Irmã Isabel Grässmann (primeira diretora), Irmã Maria Bernarda Keil, Irmã Maria Luiza e Irmã Maria Josefina.

Tatuapé... Zona rural???

Segundo relatos preciosos, quando as Irmãs Franciscanas chegaram ao bairro do Tatuapé, tudo era muito diferente do que é hoje. Constituído de chácaras e sítios, moravam aqui proprietários e arrendatários. Sem meio de transporte eficiente, o Tatuapé ficava muito longe do centro da cidade de São Paulo.

O ponto mais conhecido, utilizado como referência, era o cemitério da 4ª Parada. Havia muita pobreza na região e os alunos, filhos de arrendatários, pagavam apenas uma taxa simbólica e todo material escolar era oferecido pela escola, cujo prédio passou a pertencer à Congregação em 1946, adquirida por meio de doações e esmolas.

Em abril de 1947, a Escola Paroquial Nossa Senhora do Bom Parto passou a denominar-se Educandário São Francisco de Assis e, em março de 1954, perante várias autoridades e numerosa assistência, procedeu-se a bênção da pedra fundamental do novo edifício, destinado ao funcionamento dos cursos de pré-primário, primário e ginásio.

Em março de 1962, o Educandário São Francisco passou a funcionar também na Rua Euclides Pacheco, 478. Com a implantação do curso ginasial em 1966, o Educandário passou a chamar-se Ginásio São Francisco de Assis. Em fevereiro de 1972, foi autorizado o funcionamento do curso do segundo grau e a instituição passou a denominar-se Colégio São Francisco de Assis, nome que mantém até hoje.

Muitos foram os colaboradores, irmãs e leigos, que devem ser lembrados para sempre como benfeitores queridos… Aqui não citaremos nomes, por receio de esquecimento, mas com certeza, todos sabem de sua importância.