As escolas católicas não carregam o adjetivo “católico” à toa. Não apenas a escola se preocupa em fornecer ensino de qualidade, como também com a formação humanística e holística. Neste caso, se encontra a denominação “Católica” da escola.
A Pastoral tem como objetivo criar um ambiente propício, para todos aqueles que frequentam o ambiente escolar (alunos, professores, colaboradores, pais, visitantes, onde se possa criar um encontro pessoal com Cristo, nosso Senhor, baseando-se no que pede o Evangelho.
Por meio de momentos reflexivos, formativos e oracionais, esta promove a confessionalidade católica na escola como identidade própria, promovendo assim, a completude da missão por esta proposta de se criar, não apenas um cidadão exemplar e virtuoso, mas um ser humano crítico e ativo na sociedade, desejoso de transformá-la a partir dos valores perenes pregados por Jesus Cristo: o amor incondicional a Deus, a si e ao outro.
Utilizando-se de um material didático e de um método onde outras crenças não católicas ou não cristãs também sejam valorizadas e respeitadas, como uma área de conhecimento a ser estudada para acolher a todos na sua diversidade.
Igualmente, sendo uma escola franciscana, os alunos são convidados a viverem a experiência da Paz, fruto da justiça e semeada no amor, e do Bem, amando as criaturas como obras de Deus e espelho de sua beleza, como também protegendo e velando sobre a criação, como pede o papa Francisco.
Assim, a Pastoral Escolar efetiva sua missão diante da Escola Católica possibilitando que a mesma seja espaço frutífero de comunhão de ideais e de vivência de uma espiritualidade centrada na mensagem de Jesus Cristo, acompanhada da profunda espiritualidade franciscana, comungando dos princípios da Igreja, a fim de contribuir com os seus educandos no compromisso com um mundo melhor, mais justo e fraterno, valorizando e guardando a criação.
Fale conosco